Utilidade

Projeto de pescaria em represa de Santa Isabel chega à segunda safra e associação planeja expansão

Até o mês de abril de 2018, a Associação de Pescadores Amadores de Santa Isabel (Apasian) deve pescar, ao menos, 6 toneladas de peixe através dos tanques-redes instalados na Represa do Rio Jaguari. Esta é a segunda safra do projeto que integra 11 famílias e quer aumentar a produção para 90 toneladas com a instalação de novos tanques em 2019.

O projeto começou em 2011 e conta com 80 membros. Durante este trabalho de seis anos, 11 famílias de baixa renda se revezam no trabalho da produção de tilápias.

O sistema de pesca utilizado pela Apasian é o tanque rede. Segundo Jair Simão Ferreira, tesoureiro da associação, a produtividade da primeira safra após a implementação do sistema foi tão boa que o pescado chegou até ser vendido para um mercado da cidade.

“A criação das tilápias em tanque-rede é um sistema de gaiola flutuante, quadrada e fechada com quatro bóias. Essa gaiola fica submersa e alimentamos os peixes ali com ração balanceada. Com isso a gente combate a pesca predatória e, antes, cada um, individualmente tentava vender o seu peixe. Agora, juntos, conseguimos colocar o peixe no mercado. Ano passado o mercado comprou 5,5 toneladas de peixe nosso.”

A produção ainda é considerada pequena e a associação não viu lucros. Os valores das vendas da primeira safra não foram divididos entre os associados, assim como acontecerá na segunda safra. De acordo com Jair, as famílias preferiram repassar seus valores para a associação conseguir investir em novos tanques-redes e, em seguida, receber os lucros quando a produção estiver maior. Como o trabalho ainda não é rentável para as famílias, elas criaram uma escala e trabalham apenas três dias por mês na associação.

Com a perspectiva de aumentar a criação para a terceira safra, porém, Jair diz que o lucro virá. “Nós temos 10 tanques-redes. Se colocar 120, a produção vai para 90 toneladas por ano. Nós vamos aumentar o volume de tanques”, comenta. Para conseguir aumentar a produtividade, a associação busca investimentos através de editais e parceiras, já que o custo é de 45 mil. A segunda safra de tilápia vai até abril de 2018.

 

 

Subscribe Our Newsletter

Amazing Deals, Updates & Freebies In Your Inbox

logo

Download Newskit App

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and
typesetting industry.

banner

Search

0
Shares

Opa! Já visitou nossa páginas?

Close

Bem-vindo(a)! Aproveite para curtir e seguir @cidadedearuja nas redes sociais.