Empregos e Negócios

Secretaria de Agricultura de Mogi dá orientações sobre preenchimento do Cadastro Ambiental Rural

 O governo federal prorrogou o prazo para os agricultores fazerem o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Esse procedimento é obrigatório para todos os imóveis rurais do país. O prazo para a inscrição termina no dia 31 de maio.

O cadastramento é só digital e está instituído desde 2013. “Todo ano vem sendo prorrogado o prazo de finalização dele. Existem algumas dificuldades por documentação da propriedade que acaba demorando para o proprietário fazer o cadastramento”.

Como na zona rural o acesso à internet é mais complicado. Por isso instituições estão fazendo forças-tarefas para facilitar o atendimento. “O Sindicato Rural e a Secretaria da Agricultura do Estado fizeram esses mutirões para atender gratuitamente. Isso pode ser feito novamente. Mas mesmo sem acesso à internet, o proprietário rural pode nos procurar que damos orientações”, disse.

O CAR é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

A inscrição no CAR é realizada por meio de sistema eletrônico e deverá ser feita junto ao órgão estadual competente, na unidade da federação (uf) em que se localiza o imóvel rural.

Estados disponibilizam, na internet, endereço eletrônico para interface de programa junto ao Sicar, destinado à inscrição, à consulta e ao acompanhamento da situação da regularização ambiental dos imóveis rurais. Esses endereços podem ser acessados por meio do sicar, no link http://car.gov.br.

“Para fazer o cadastro é necessário acessar a página na internet e abrir um procedimento. Ele deve informar os dados pessoais e da propriedade e depois disso será gerada uma senha. Com isso ele tem acesso ao cadastramento propriamente dito, incluindo informações ambientais da propriedade como se tem cursos d’água próximo, se houve desmatamento e que tipo de atividade ele pratica. Os dados são georreferenciados”, informou Renato Addo, secretário de Agriculta de Mogi das Cruzes.

Serviço

A inscrição para o Cadastro Ambiental Rural deve ser feito até o dia 31 de maio pelo site car.gov.br e é gratuita. Mais informações pelo telefone 4798-5136.

Subscribe Our Newsletter

Amazing Deals, Updates & Freebies In Your Inbox

logo

Download Newskit App

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and
typesetting industry.

banner

Search

0
Shares

Opa! Já visitou nossa páginas?

Close

Bem-vindo(a)! Aproveite para curtir e seguir @cidadedearuja nas redes sociais.